sábado, 21 de maio de 2011

Exemplos de Superação

             Quando penso em "super-homem" não penso no personagem de quadrinhos de cueca de fora e capa esvoaçante... Penso justamente o contrário... Penso em pessoas que apesar de suas deficiências conseguiram ser cidadãos respeitáveis e admirados pelas suas obras. Exemplos existem muitos no nosso cotidiano... Anônimos... mas que exercem forte influência por onde passam. Vou citar dois que estão longe de ser anônimos e exercem a mesma força mesmo sem conhecê-los pessoalmente:
              - Nick Vujicic: Palestrante motivacional de renome e escritor bem sucedido. Nasceu com síndrome de Tetra-amelia... esse senhor não tem braços ou pernas. Foi impedido de frequentar a escola regular, mas foi um dos primeiros deficientes físicos a se graduar em escolas normais. Aprendeu a duras penas a se tornar independente (imagine fazer coisas simples como pentear o cabelo, atender um telefone, trocar de roupa... sem braços ou pernas!), sofreu bullying na escola, pensou em suicídio... Se as dificuldades nos fazem fortes Nick é campeão olímpico de levantamento de peso. Hoje tem dois diplomas (Contabilidade e Planejamento Financeiro) e é fundador da ONG - Life without Limbs (Vida sem membros).

                 - Stephen Hawking: é um físico teórico e cosmólogo britânico e um dos mais consagrados cientistas da atualidade. Doutor em cosmologia, foi professor lucasiano de matemática na Universidade de Cambridge. Hawking é portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma rara doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo sem, no entanto, atingir as funções cerebrais, sendo uma doença que ainda não possui cura. A doença foi detectada quando tinha 21 anos. Em 1985 teve que submeter-se a uma traqueostomia em decorrência do agravamento da ELA (ALS, sigla em inglês) após ter contraído pneumonia e, desde então, utiliza um sintetizador de voz para se comunicar. Gradualmente, foi perdendo o movimento dos seus braços e pernas, assim como do resto da musculatura voluntária, incluindo a força para manter a cabeça erguida, de modo que sua mobilidade é praticamente nula. Obras: Uma breve História do tempo, Universo numa casca de noz, entre outros... Prêmios e Medalhas: Medalha de ouro da Royal Astronomical Society, Medalha Copley da Royal Society,  Medalha Albert Einstein e outros... Descobriu um tipo de partícula subatômica emitida por buracos negros que levam o nome de "Radiação Hawking". O asteróide 7672 Hawking é assim chamado em sua homenagem.

              E exemplos de Super-Cães??? Ahá... temos também... exemplos de cães que superaram deficiências e levam alegria e são exemplos de força de vontade:
              Faith: Nasceu com duas patas traseira e apenas uma dianteira. Teve dificuldades para mamar e foi rejeitada pela mãe. Aos sete meses a pata dianteira começou a atrofiar devido à sua má-formação e foi amputada. Os veterinários aconselharam eutanásia, mas a idéia foi rejeitada pelo dono. Incentivada com manteiga de amendoim, Faith aprendeu a sentar com as patas traseira e, depois a se levantar. Faith aprendeu a andar sozinha sobre as duas patas quando um outro cão lhe roubou um osso e teve que recuperá-lo.

                  Dominic: Dominic é um Greyhound muito simpático. Nasceu com as quatro patas, mas devido a um acidente teve duas patas (uma traseira e uma dianteira) amputadas. Sua recuperação foi rápida e, hoje, ele praticamente desfruta de uma vida normal.

                 Para quem ainda quer saber mais sobre esses super-seres vou deixar alguns vídeos que vão divertir e emocionar: