sexta-feira, 22 de novembro de 2013

A arte de pedir


        Costumo sempre assistir à palestras do TED (Technology, Entertainment, Design) são divertidas e muito interessantes. Outro dia, vendo um desses videos, deparei com um que, aparentemente, não tinha nada a ver comigo: uma cantora que ganhava dinheiro se fazendo de estátua viva.
         Como a sinceridade e humildade me cativam sempre, me deixei levar pela sua oratória divertida. A certa altura, descrevendo sua dificuldade para ganhar o sustento com a música e, vendo seus sonhos escaparem das mãos com a recusa da regravação de seu CD, me chamou a atenção a criatividade e despojamento que deram certo para ela.
          Amanda Palmer (esse é o nome da artísta), depois de um show foi abordada por um rapaz que lhe deu 10 dólares. Surpresa ela lhe perguntou por quê de uma oferta tão generosa... e o rapaz explicou-lhe que havia feito um download de seu CD através do computador do amigo que havia comprado.
          À partir daquele momento, Amanda Palmer tem deixado suas músicas com acesso gratuíto pela internet e recebido uma receita suficiente para viver de sua música e pagar seus colaboradores, simplesmente PEDINDO dinheiro para seus fãs... como fazia na época que era estátua-viva.
          Agora vejo meus cães olhando para o que estou comendo e sei que pedir não é vergonha... principalmente, se você sabe pedir.

Link para a palestra: http://www.ted.com/talks/lang/pt-br/amanda_palmer_the_art_of_asking.html