sábado, 30 de novembro de 2013

Interesses

                      O que te incentiva a colher amizades?
                      Interessante observar o quanto as pessoas se aproximam de outras apenas para se aproveitar de determinada posição social ou poder econômico.
                      Pessoas deveriam se aproximar de outras por outros motivos como: afinidade, alegria, troca de experiências... mas o que vejo, normalmente, é uma busca por aquilo que não tem e o desejo de vivenciar isso se aproximando da pessoa que possui a característica.
                      Gente que se diz amiga de um fulano famoso, mas que nem a conhece direito, não sabe de seus defeitos e fraquezas, porém lhe dá satisfação por frequentar a casa dessa celebridade mesmo sem apreciar sua companhia.
                       Talvez por isso nossas relações são frágeis e superficiais coloca-se interesses antes de afetividade... e isso é fartamente dito em palestras de empreendedorismo como uma qualidade a ser aprimorada... e vejo muito "progresso" nisso... progresso no preconceito, progresso na amizade por vantagens, progresso na frieza de relacionamentos... Gente que se desfará de amizades e/ou familiares por eles não serem economicamente lucrativos...
                       Claro... ninguém é obrigado a gostar de outra pessoa, mas um mínimo de gentileza há de se demonstrar por qualquer ser vivo. Somente um santo pode amar o próximo... qualquer próximo... mesmo um chato....
                       E há necessidade de mais amizade... onde o caráter da pessoa conta e isso não se mede pelos metros quadrados de sua casa. Parece que as pessoas se servem de capacho esperando uma retribuição generosa daqueles a quem se humilham, porém as migalhas nem sempre são aquilo que imaginam... a frustração acontece, mas a lição... essa parece não foi aprendida.
                       Estranho como as relações se estremecem quando coisas materiais entram no contexto. Heranças desfazem laços familiares, Empréstimos desfazem amizades... é..., não deveria ser assim, afinal quanto você pagaria por risos e companhia sincera?
                       O cão nunca deveria ser o melhor amigo do homem, mas enquanto não tratarmos de igualar todas as pessoas... nossas amizades serão assim... de cima para baixo... interesses e dependências...